O EVENTO

A fiscalização profissional, além de ser uma das principais atividades-fim dos Conselhos Regionais de Economia, é fundamental na consecução dos objetivos institucionais do Sistema Cofecon/Corecons. Pensando nisso, nos dias 1º e 2 de junho será realizado um treinamento de fiscalização.

O evento, com duração de mais de10 horas, será realizado em ambiente virtual. As inscrições poderão ser feitas aqui. Todos os Corecons estão convidados.

Programação

Capacitação na área de fiscalização utilizando a experiência dos Corecons Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além das experiências, serão abordados temas como as diferenças entre Conselho, Associação e Sindicato; obrigatoriedade de registro profissional; objetivos e estratégias de fiscalização; atuação dos Conselhos para além da fiscalização; ética na atuação dos fiscais; infrações, penalidades, processo e instrumental de fiscalização.

A proposta é que teoria e prática sejam tratadas de forma abrangente e atualizada. No primeiro dia, a programação será aberta para todos os Corecons. No segundo dia, a fim de adequar o conteúdo à realidade do Sistema Cofecon/Corecons, o treinamento ocorrerá em dois momentos, sendo um deles para os Corecons que possuem fiscais em seus quadros e o outro para os que não possuem.

Organização

A capacitação dos funcionários é prioritária dentro do plano de trabalho do Cofecon e essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Cofecon/Corecons à sociedade.

O treinamento de fiscalização é coordenado pelo Grupo Especial Modernização e Capacitação dos Corecons, composto pelas Comissões de Governança e de Fiscalização e Registro Profissional, e do Grupo de Trabalho Situação Patrimonial e Financeira dos Corecons.

2 dias de evento

+ de 10 horas de conteúdo

11 palestrantes

Grupo Especial Modernização Corecons

PALESTRANTES

Antonio Corrêa de Lacerda

Presidente do Cofecon.
Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. Possui Doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. Ademais, é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, recentemente lançou “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, obra que reúne 9 autores e que resgata os principais elementos da biografia , do pensamento e das atividades do grande Economista em seu centenário de nascimento.

Fábio Ronan Miranda Alves

Procurador Chefe do Cofecon.
Pós-graduado em Direito Constitucional e é advogado do Conselho Federal de Economia há mais de seis anos, exercendo as funções de Procurador-Geral desde 2017. Já atuou como Consultor Jurídico da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), Agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), especificamente nas áreas do direito público e educacional no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Daniel dos Passos Soares

Economista e Gerente Executivo do Corecon/DF.
Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, Proform - Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças, Pós Graduação em Direito Administrativo com Ênfase Gestão Pública. Atua também como perito econômico-financeiro e contábil no TJDFT e na Justiça Federal. Também é Professor temporário na Escola Técnica de Ceilândia ministrando aulas curso de Técnico de Administração nas disciplinas de Gestão Patrimonial e Gestão Tributária, Contábil e Financeira.

Angeilton F. Lima Faleiro

Fiscal do Corecon-DF.
Palestrante em "Estratégias de Fiscalização" e "Instrumental da Fiscalização"

Rafael Souza Moro

Procurador do Corecon-PR.
Advogado. MBA em Inteligência e Negócios pela UFPR (2018). Pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, em Direito Civil e Empresarial (2008), preponderando a análise de contratos administrativos a luz de princípios contratuais civis. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2005). Tem experiência profissional na área de Direito Administrativo e Tributário, contencioso, consultivo e auxílio na parte gerencial, em processos administrativos federais, na Administração Pública Federal Indireta.

Mônica Assunção Silva

Fiscal do Corecon-RJ.
Economista e Secretária de Fiscalização do CORECON-RJ. Estágio na BR Ditribuidora na Gerência de Planejamento Orçamentário. Graduação em Ciências Econômicas pela UERJ e Mestrado em Políticas Públicas pela UERJ.

Fabiana Vasconcelos

Fiscal do Corecon-PE.
Pós-graduada em Nível de Especialização, Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco.

Janaína Sponchiado

Fiscal do Corecon-MG;
Palestrante em "Instrumental da Fiscalização" e "Atividade prática para aplicação dos conhecimentos".

Alexandre Alves Ribeiro

Fiscal do Corecon-PR.
Economista graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2004.

Mauri Hidalgo

Economista, Fiscal da Profissão do Economista do Conselho Regional de Economia do Paraná desde 1992, Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

Pós-Graduação em Finanças e Controle Gerencial e em Engenharia Econômica ambos pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial – Faculdade Católica de Administração e Economia.

Elisângela Cavalcante Resende

Economista formada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Atua como Fiscal da Profissão do Economista no Corecon DF.
Participou de vários cursos na área, como Perícia e Assistência Técnica Econômico-financeira, Mercado Financeiro e de Capitais

Bruna Koski

Economista, Chefe do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Economia – 2ª Região – São Paulo (CORECON-SP), desde 2014.

Graduada em Economia pela PUC-Campinas e pós-graduada em Decisão de Investimento e Avaliação Estratégica de Risco, pela PUC-SP.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Antonio Corrêa de Lacerda

Presidente do Cofecon.
Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. Possui Doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. Ademais, é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, recentemente lançou “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, obra que reúne 9 autores e que resgata os principais elementos da biografia , do pensamento e das atividades do grande Economista em seu centenário de nascimento.

Clóvis Benoni Meurer

Graduado em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas, com especialização em Private Equity e Venture Capital. Possui mais de 30 anos de experiência na atividade de investimentos e em serviços financeiros, liderando mais de 100 operações, com conhecimento em diversos setores, além da estruturação e captação de mais de 10 Fundos.

Maria Auxiliadora Sobral Feitosa

Conselheira e Perita, pós-graduada e especializada em Administração Empresarial e Contabilidade Pública pela UNIT, Planejamento Governamental pela SEF/IESAP e Análise Economica para Desenvolvimento.
Já atuou como Analista de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Assessora Técnica na FUNDEPLAN/SE, Controladora Geral do Municipio na Prefeitura Municipal do Estado de Sergipe, Técnica da Coordenadoria de Orçamento e Programação na SEPLAN/SE e Analista de Prestação de Contas de Contratos e Convênios no CONDESE.

Maria de Fátima Miranda

Professora de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi presidente do Corecon-PR por três gestões. Conselheira federal e coordenadora da Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem do Cofecon.

Maurílio Procópio Gomes

Formado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhou na Companhia Energética de Alagoas, na Telecomunicações de Alagoas, no Instituto de Desenvolvimento e Administração Municipal, além de ocupar cargos na prefeitura e no governo do Estado na gestão de Ronaldo Lessa. Foi coordenador da Funai Nordeste, com atuação nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Atualmente é aposentado da Secretaria Estadual de Saúde.

Paulo Roberto Polli Lobo

Pós graduado em Ciências Econômicas pela UFSC e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação dom Cabral. Foi empregado da CELESC- Centrais Elétricas de Santa Catarina (1982 -2003), tendo exercido cargo de Assistente da Diretória Econômica Financeira (1999 á 2002). Exerceu a atividade de conselheiro (fiscal) de diversas entidades.
Atualmente é do Conselho Fiscal do Sindicato dos Economistas no Estado de Santa Catarina, contabilista com escritório situado na cidade de Florianópolis (SC) e Conselheiro Fiscal do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/SC), Conselheiro do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina, Conselheiro do Conselho Federal de Economia, Vice Presidente da Federação Nacional dos Economistas.

Aline Tales Ferreira

Superintendente interina do Cofecon desde 2016.
É funcionária efetiva da Autarquia desde 2008 com ampla atuação no Sistema Cofecon/Corecons, com destaque para as áreas de planejamento estratégico organizacional, estratégia empresarial e negociação. É advogada, graduada em Direito pela Universidade Católica de Brasília - UCB

PROGRAMAÇÃO

Clique nos botões abaixo para abrir o calendário do respectivo dia:

Quem faz parte do Sistema Cofecon/Corecons?

VOLTAR AO TOPO